SOBRE

A FUPASC

A FUPASC

A Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul, FUPASC, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Possui estatuto próprio que norteia todas as suas atividades.

POR QUE E QUANDO FOI CRIADA?

A FUPASC foi criada, no ano de 1998, com o intuito de centralizar e dar um destino adequado para os resíduos gerados nos processos industriais de um grupo de empresas, iniciando suas operações em 2004.

ONDE SE LOCALIZA?

A Fundação está localizada na Rodovia BR-471, no Km 157 e 300m, Distrito Industrial, do acesso Sul de Santa Cruz do Sul (próximo à antiga praça de pedágio de Rio Pardo).

PRINCÍPIOS​

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
A administração da FUPASC é composta da seguinte forma:
  1. A Assembleia Geral é o órgão máximo e soberano de deliberação da Fundação e é integrada por instituidores e mantenedores;
  2. O Conselho Deliberativo constitui-se de nove (09) membros, escolhidos entre os constituidores e mantenedores da Fundação e eleitos pela Assembleia Geral;
  3. A Diretoria Executiva é composta por um Presidente, um Vice-Presidente Administrativo e Financeiro e um Vice-Presidente Técnico e Patrimonial;
  4. A diretoria executiva é eleita pelo Conselho deliberativo, tendo seu mandato com duração de dois anos.
Atualmente a FUPASC possui a seguinte Direção:
PRESIDENTE:
Jeferson May
Mercur S.A.
VICE-PRESIDENTE ADMINSTRATIVO E FINANCEIRO:
Mateus Guterres
Philip Morris Brasil
VICE-PRESIDENTE TÉCNICO E PATRIMONIAL:
Andréia Ulinoski Pereira
APESC/UNISC
MAIS DE 30 MILHÕES DE KG DE RESÍDUOS GERENCIADOS

NOSSO PROPÓSITO:

A FUPASC trabalha na busca das melhores soluções ambientais para seus associados e parceiros. O gerenciamento coletivo de resíduos preza pela sustentabilidade, viabilidade logística e econômica das operações, sem a geração de passivos ambientais.

OBJETIVOS ESTATUTÁRIOS:

Constituem os objetivos principais da Fundação:
  1. A proteção do meio ambiente, para tanto podendo adquirir e arrendar imóveis, visando centralizar o depósito de resíduos em geral, desenvolvendo projetos de armazenamento e remanejo destes resíduos, visando sua utilização e comercialização
  2. O desenvolvimento de projetos de pesquisas relativas à proteção do meio ambiente e à conservação das áreas verdes, bem como dos mananciais de água que abastecem o município.
A Fundação, para consecução de seus objetivos, poderá participar de instituições fora da região, destinadas à execução de suas finalidades, bem como estimular, apoiar, firmar convênios ou contratos e, ainda, articular-se pela forma conveniente, com órgãos ou entidades públicas ou privadas que tenham finalidades análogas.

INFRAESTRUTURA E ATIVIDADES:

Para atendimentos de seus objetivos e finalidades, a Fundação possui uma área de mais de 37ha (sendo 18ha de área útil e área construída de mais de 11 mil m²), contando com:

LEGENDA:

  1. Balança rodoviária;
  2. Área de descarga dos resíduos e leiras de tratamento;
  3. Pavilhões de armazenamento e maturação;
  4. Carregamento a granel;
  5. Pavilhão de armazenamento e linha de ensacamento;
  6. Armazenamento de combustível e rampa de manutenção;
  7. Usina de geração de energia fotovoltaica;
  8. Pavilhões de Armazenamento temporário de RSI;
  9. Setor administrativo e estacionamento;
  10. Futuras instalações Usina de Biomassa.

LEGENDA:

  1. Acesso aos fundos da área;
  2. Célula de Aterro Classe II (recebimento encerrado em 2018) ;
  3. Antiga área de extração de argila;
  4. Células 1 e 2 de Aterro Classe I (recebimento encerrado em 2014);
  5. Área em recuperação após remoção do passivo e extinção da Célula 3.


OBS:

  • Células positivas (acima do nível do solo), impermeabilizadas e totalmente cobertas;
  • Antiga área de extração de argila em fase de reconfiguração e recuperação com barbante e compostos orgânicos;
  • Monitoramento constante do lençol freático (17 pontos de amostragem).